Várias crianças compareceram à Fundação Espirita Maria de Nazaré, localizada na Zona Leste de Teresina, na manhã deste sábado (18) para checar se a saúde estava em dia. Um grupo de médicos voluntários realizou atendimentos visando diagnosticar de forma precoce doenças como: fimose, distopia testicular e varicocele. A ação faz parte do Novembrinho Azul, mês dedicado à saúde gênito-urinária de crianças do sexo masculino.

Segundo a organização do evento, 20 crianças ou adolescentes com idade variando de 7 meses a 12 anos de idade foram constatadas com alguma doença urológica. Desta, quatro devem passar por cirurgia. Além disso, adolescentes receberam encaminhamentos para vacinar contra o HPV, responsável por 50% dos cânceres de pênis.

“Três das crianças foram diagnosticadas com distopia testicular e isso chamou atenção da equipe porque a doença tem uma chance muito alta de se tornar câncer de testículo”, declarou o urologista Djalma Costa, do Hospital Infantil Lucídio Portella.

O urologista participou da ação e enviou comunicado para o Programa Saúde da Família solicitando encaminhamento para operar a criança no hospital.

O evento realizado pela Fundação Espirita Maria de Nazaré é semelhante ao realizado no Hospital Infantil Lúcídio Portela no dia 7 de novembro.

A ação Novembrinho Azul visa estimular as famílias a procurar precocemente as redes de atenção à saúde para os cuidados específicos de homens até 15 anos de idade.

Novembro é o mês dos cuidados redobrados à saúde do homem, quando Estado e municípios reforçam ações para o bem-estar físico, social e emocional, englobando da promoção à prevenção da saúde do homem. Cuidados esses que vão desde a adoção de hábitos de vida saudáveis até prevenção de doenças crônicas e câncer de próstata.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here